Diferença entre telas Capacitivas e Resistivas

Na hora de comprar um dispositivo eletrônico um dos pontos mais observados é a tela sensível ao toque, a maioria dos modelos trazem a tecnologia touch screen, que são caracterizadas por duas configurações, capacitiva e resistiva. É o caso de vários smartphones, tablets e navegadores GPS, onde as telas apresentam um desses formatos que são geralmente mais econômicos que os principais modelos do mercado.

Os principais produtos da atualidade contam  com a tecnologia touch screen e as duas tecnologias, capacitiva e resistiva oferecem algumas vantagens e diferenças básicas no funcionamento, Veja!

Telas Resistivas

Vantagens:

  • As resistivas ganham pontos por serem mais econômicas e permitem que fabricantes menores também consigam oferecer telas sensíveis ao toque para os seus consumidores.
  • Objetos mais populares funcionam também para manusear os comandos da tela.
  • Telas resistivas utiliza duas camadas para interpretar os comandos.

Telas resistivas são compostas por várias superfícies. Os comandos por dedos ou por canetas stylus são realizados na camada externa que entra em contato com uma membrana flexível de proteção. A terceira camada é a primeira tela que toca a tela principal e fecha o circuito, assim o comando é enviado ao eletrônico. Veja como funciona na ilustração abaixo:

imagem-01

Desvantagem: Apresentam muitos problemas referente ao reflexo, fazendo com que seja difícil utiliza-las em ambientes com luminosidade elevada.

Telas capacitivas

Vantagens:

  • As telas capacitivas apresentam maior qualidade de imagem, rápidez na resposta dos comandos.
  • Quando os softwares permitem, as telas capacitivas podem ser acionados em vários  pontos diferentes sem que haja interferência de um ponto sobre o outro, no caso é o multi touch.
  • Outro ponto superior nas telas capacitivas é o brilho, pois possuem menos camadas e o brilho delas é mais intenso e garante melhor qualidade nas visualizações.
  • Existe também uma vantagem bastante curiosa! O que faz as telas capacitivas funcionarem é a eletricidade dos dedos, por essa razão, luvas e canetas stylus comuns não devem ser utilizados. Exitem acessórios próprios para este tipo de utilização.

As telas capacitivas são compostas por uma camada de proteção, uma com os eletrodos transparentes e logo em seguida o substrato de vidro. São os eletrodos que capturam os comandos, a indução elétrica dos dedos faz com que essa camada seja acionada e envia os sinais para os softwares executados. Veja na ilustração como funciona:

imagem-02

The following two tabs change content below.

Renata Rodrigues

Latest posts by Renata Rodrigues (see all)

Comentário (4)

  • Paulo Gomes| 23 de dezembro de 2016

    nossa muito boa a explicação. Vou salvar o site pra eu sempre recorrer quando precisar. Obrigado.

  • Sávio| 5 de maio de 2018

    Olá Vinícius, obrigado pela dica. Essa tela é muito boa, eu quero fazer um teste aqui em casa.
    Obrigado. parabéns pelo blog.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *