O que é Dual Boot? Entenda as vantagens e desvantagens!

É comum os usuários de computador utilizarem o sistema operacional Windows da Microsoft. Com mais facilidade de acesso e com uma grande gama de programas à escolha, o sistema operacional da Microsoft tem sido lançado cada vez mais rápido e com drásticas mudanças para acompanhar o design moderno dos Smartphones.

No entanto, isso acarreta em diversos problemas, com por exemplo compatibilidade. Apesar de ser comum para quem utiliza programas, os usuários que mais sofrem com as mudanças no ambiente Windows são os jogadores de games eletrônicos. A cada mudança, sempre um novo desafio para instalar um jogo ou outro.
Se já não fosse problema suficiente, as últimas versões do Windows, durante e após o seu lançamento, sempre acompanham uma grande quantidade de bugs, na qual vão sendo corrigidos ao longo do tempo.

Mas o que seria o Dual Boot?

O Dual Boot nada mais é que instalar dois (ou mais) sistemas operacionais no mesmo computador. Assim, toda vez que o usuário for ligar o computador, aparecerá uma tela inicial (chamada de Grub) que apresentará os sistemas operacionais instalados, dando a possibilidade do usuário escolher qual utilizar.

dual_boot_1

A imagem mostra como fica o Grub de cada sistema operacional: Na esquerda, o grub do Linux Ubuntu, a direita o grub do Windows 7 e XP e na parte inferior o grub dos Windows mais recentes.

 

Assim o usuário pode estar tanto com a última versão do Windows instalada em seu computador, acompanhando as últimas tendências do sistema operacional e seus programas, como também ter um versão mais antiga, para rodar aqueles programas ou jogos eletrônicos que na nova versão ficaram incompatíveis, ou que são muito trabalho para fazerem funcionar corretamente no novo sistema operacional.
Não apenas o Windows, mas é possível deixar o sistema operacional da Microsoft junto de outras OSs também, como o MAC OS da Apple ou o Ubuntu (Linux).

Mas e o que pode ocorrer quando tenho um computador com Dual Boot?

Diferente do que muitos pensam, o Dual Boot não enlerda o computador ao inicializar, no entanto, podem acarretar em alguns contra-tempos. Vejamos a baixo:

Instalar na ordem certa

Quando for formatar o computador com Dual Boot, o usuário ou técnico deve dividir a partição em duas (ou mais) seções para instalar cada sistema operacional no espaço não particionado. No entanto, se o usuário instalar primeiro uma versão nova do Windows e depois uma antiga (por exemplo, 1° instalar o Windows 8.1 e depois o windows XP), o grub perderá o boot do Windows mais recente. Por isso, lembre-se de sempre começar a instalar do windows mais antigo para o mais novo. Existem porém técnicas avançadas para recuperar o Grub perdido.

dual_boot_3

Colocar dois sistemas operacionais pode ser ótimo se você possui um só computados e usa tanto para trabalho quanto para jogos.

Caso seja um outro sistema operacional, lembre-se de colocar este por último também, já que o Windows não gosta de concorrência. Então lembre-se de sempre instalar outros sistemas operacionais, como o Ubuntu ou o MAC OS somente após ter instalado o Windows primeiramente.

Outro HD ou partição inacessível

Nos sistemas operacionais mais recentes do Windows, a partir da versão 8, toda vez que o usuário desliga o computador, ele deixa o HD em “Stand By”. Isso é bom por que faz com que o sistema operacional inicialize mais rápido, no entanto, se o usuário acessar através do Linux ou do Mac OS não poderá acessar este HD por lá, já que não conseguirá montar o HD do windows por estar em processo de “espera”, como se estivesse armado para a próxima inicialização quando o usuário for escolher o Windows novmente.

Alternativas

Uma alternativa, caso o usuário queira utilizar outro sistema operacional para realizar pequenos trabalhos, ou utilizar raras vezes, é instalar os programas Virtual Box ou VMWare. São programas na qual criam uma máquina virtual, ou seja, um computador digital dentro do próprio computador físico, dando a possibilidade de instalar outro sistema operacional nele para uso. Assim, o usuário pode estar acessando o Windows, e dentro dele outro sistema operacional.

dual-boot-2

Programas como o Virtual Box podem suprir a necessidade de realizar o Dual Boot, mas necessita de uma máquina potente.

Esses programas exigem um bom computador ou notebook, então lembre-se de ter uma máquina potente para realizar estas tarefas, com bastante memória ram e bom processamento.

Agora que você já sabe o que é Dual Boot, será que não vale fazer no seu computador?

The following two tabs change content below.

Vinicius Tarouco

Jornalista, crítico e analista SEO, Vinicius Tarouco é apaixonado por livros, tecnologia e jogos eletrônicos.

Comentário (1)

  • Roberto| 4 de setembro de 2018

    Prezado Vinicius Essa noite fiz minha visita ao dataplus, gostei muito. O meu perfil é leigo e usuário simples básico. Se possível, poderia solicitar uma informação Parabéns Obrigado

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *