Como escolher um notebook ideal para você

Atualizado em 27/01/2015 13h57

Os notebooks oferecem muitas vantagens para os consumidores, como mobilidade, simplicidade em relação aos desktops e baixo consumo de energia. Mas na hora da comprar é preciso se analisar alguns itens.

Devido a grande variedade de produtos e preços no mercado, fique atento na hora de comprar o seu notebook. Conheça alguns requisitos importantes:

como-escolher-notebooks

– Memória RAM

Considere o padrão atual do mercado, ou seja, para rodar o Windows 10 ou uma nova distribuição do Linux utilizando ambiente gráfico Gnome ou KDE, é imprescindível que ele tenha 1 GB de memória RAM.

– Bateria

É difícil encontrar baterias que durem por muito tempo, mas a escolha da tecnologia certa acrescenta maior tempo de utilização. As mais recomendadas são do tipo lítio, pois sua carga costuma ser mais duradoura e com vida útil maior, além de não acrescentar um custo considerável ao valor do notebook.

– Processador

Para tarefas mais básicas, opte por um processador que tenha recursos de economia de energia, como os modelos da AMD Athlon Neo ou Intel Atom.

– Armazenamento: SSD e HD

Os HDs de notebooks são menores fisicamente do que os de desktops. Isso faz com que eles sejam mais caros, então, escolha por um HD com bastante capacidade no caso de necessidade.

– Tela

Quanto maior a tela, ou display, melhor será a visualização, porém o tamanho do notebook aumenta também. Então a escolha do tamanho da tela precisa estar de acordo com suas necessidades.

tela de notebook

– Chip gráfico

Você pode até não rodar jogos no notebook, mas pode assistir vídeos, e para rodar filmes ou jogos o recomendado é optar por um notebook com chip gráfico. Mas verifique se a memória da placa de vídeo (VRAM) é UMA (Universal Memory Archiecture) ou se é compartilhada à RAM principal, SMA (Shared Memory Architecture).

– Unidade de CD/DVD ou Blu-ray

Não é raro encontrar alguns notebooks que não tenham entrada para CD/DVD. Mas com a popularização de pen drives e leitores de cartões de memória de laptops caiu muito a utilidade de CDs ou DVDs. Ou seja, eles já não são tão importantes assim e, se você faz questão, observe se a unidade além de ler, grave CD e DVD. Se optar por um aparelho com drive de Blu-ray, saiba que poderá sair um pouco mais caro.

– Marca

Entre os principais modelos estão: Lenovo, HP, Toshiba, Dell, Sony, Apple, Asus e Acer. Esses são os que possuem recursos bem satisfatórios, mas vale se atentar há alguns cuidados, como se a marca desejada tem uma ampla rede de assistência técnica, prazo de garantia, tecnologia obsoleta, suporte de e-mail, telefone ou chat online, entre outros.

– Sistema operacional

Ele precisa ser o mais atual possível, porém é mais importante que você conheça as características do sistema para saber se adapta ou não à ele.

The following two tabs change content below.

Renata Rodrigues

Latest posts by Renata Rodrigues (see all)

Comentário (5)

  • luan| 25 de setembro de 2015

    otimo perfeito para min
    incrivel

  • Diogo| 6 de junho de 2016

    Muito obrigado pelas informações, eu vou comprar um notebook então isso vai ajudar muito.

  • Monica Zappa| 15 de fevereiro de 2017

    São dicas simples, mas que fazem muita diferença na hora de escolher um notebook. Para encontrar o melhor dispositivo de acordo com a necessidade de cada usuário, indico realizar a pesquisa on-line e através disso mensurar preços para encontrar promoções. Além disso, utilizar um cupom de desconto na hora de realizar a compra é outra alternativa bem interessante, comprando com um cupom de desconto na Walmart, por exemplo, a economia pode ser de até 50% em algumas seções.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *