Como escolher uma boa configuração para o notebook?

Atualizado em 24/02/2015 12h12

Escolher uma boa configuração para o notebook conta muito hoje em dia, ter um notebook é a necessidade de muita gente, afinal este tipo de equipamento oferece uma mobilidade e ocupa pouco espaço físico, além disso, pode ser guardado facilmente em uma infinidade de lugares. Porém, o mercado conta com notebooks cada vez mais baratos e com configurações para todos os gostos e aplicações.

imagem ilustrativa do Google

imagem ilustrativa do Google

Dicas para escolher uma boa configuração

 A memória RAM que para os padrões atuais é mais recomendado ter pelo menos 2 GB para não acabar prejudicando o desempenho do computador, e se você usa o seu notebook com muita frequência é melhor optar por 4 GB. No caso de um processador nem sempre é necessário escolher um super poderoso, mas também não é aconselhável optar por um modelo muito ultrapassado.

 Nas baterias de notebooks não é fácil encontrar as que duram um tempo considerado adequado, hoje em dia é mais recomendável utilizar baterias do tipo íons de lítio, elas por si tem a carga mais duradoura. Em relação ao armazenamento do espaço em HD, é aconselhável o uso de pelo menos 320 GB ou 500 GB de HD, para obter mais capacidade de armazenamento dos arquivos.

 Outras dicas importantes

 Nos tempos em que vivemos,  não é raro encontrarmos notebooks que oferecem a leitora de CD/DVD, principalmente nos modelos mais avançados, no entanto, com o uso de pen drives que são conectados por entradas USB, o uso de leitores de CD/DVD caiu muito. É óbvio que quanto maior a tela é melhor para você visualizar, mas saiba que quanto maior for a tela, maior será o tamanho do notebook, inclusive do consumo de energia, por isso é bom escolher um notebook que esteja de acordo com o que você precisa. Um outro detalhe muito importante, é o uso do mouse, mas ai vem uma pergunta que não quer calar, que tipo de tecnologia eu posso usar para poder substituir o mouse? O touchpad é o mais comum, ele é um dispositivo que você pode movimentar o cursor na tela passando os seus dedos em um pequeno painel que é sensível aos toques, ele geralmente é acompanhado por botões iguais da função que o mouse tem.

 As conectividades como as entradas de USB, HDMI, WI-FI e outros são conectividades do notebook, por isso é sempre bom prestar atenção para não ter uma experiência frustrante. Os fabricantes de computadores oferecem os principais modelos de marcas que são muito interessantes, que são: HP, Lenovo, Dell, Toshiba, Asus, Sony, Apple, Acer, Samsung, Philco e outros que estão com recursos muito satisfatórios, mas sempre tem exceções, então, alguns cuidados são importantes.

 Sistema Operacional

No sistema operacional é muito importante que você adquira um notebook com o sistema mais atual possível, assim ele será suportado por mais tempo, por isso é sempre bom você conhecer algumas dessas características para saber se você se adapta bem. E nos recursos adicionais existem algumas características que são encontradas nos modelos de notebooks, eles não são essenciais, mas melhoram bastante na sua experiência de uso. Essas são algumas dicas para você saber como escolher um notebook na hora de uma compra, assim você vai saber como reconhecer as características de maior ou menor importância.

Ainda tem dúvida? Comente!

The following two tabs change content below.

Renata Rodrigues

Latest posts by Renata Rodrigues (see all)

Comentário (8)

  • Aracy Mello| 25 de fevereiro de 2016

    Me esclareceu bastante. Obrigada….

  • Ronilson| 6 de agosto de 2017

    Um conteúdo muito bom com valiosa dicas.

  • Lucas| 15 de abril de 2018

    Notebook VAIO C14 Intel Core I7-6200U 8GB 1TB Sem DVD-RW Windows 10 Home 14´ 3340343 VJC141F11X-B0311L

    este computador é bom?

  • Gerciane| 4 de maio de 2018

    Me perguntaram quais sao as configuracoes do meu notebook .nao soube o q responder.

    • Rudiney Laborão| 11 de maio de 2018

      Bom dia Gerciane, Geralmente na frente do notebook vem as configurações dele ou embaixo, qualquer coisa no propio computador mostra:
      Vá em meu computador>com lado direito do mouse clique e vá em propriedades.

      Obrigado

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *