Problemas comuns que ocorrem com o computador

O computador pode até facilitar a vida em muitos aspectos, mas quando da problema já viu né, é só dor de cabeça! Confira aqui os problemas mais comuns que podem acontecer em seu computador e como resolve-los!

Hora e Data sempre desatualizados

Não é chato quando você liga seu computador, inicia o Windows e a data e hora estão erradas? E mesmo quando você corrigi a data e a hora, ao desligar o computador e ligar novamente a data volta a estar errada?

Não se preocupe, este é um problema muito comum com vários usuários, e a solução é muito simples: Trocar a pilha do computador! Se você nunca abriu a tampa lateral do gabinete do seu computador, é normal desconhecer que existe uma bateria de Lítio, estilo aqueles de relógio, porém de tamanho maior, encaixada na placa mãe.

A solução é muito simples, compre outra pilha (dificilmente passará de R$4,00) e troque a antiga que se encontra encaixada no seu computador. Simples assim!

Memória Ram com defeito

Essa é para quem já utilizou o Windows XP, porém pode ocorrer com qualquer sistema operacional: já ocorreu de, no meio de alguma atividade no computador, o monitor travar e surgir uma tela azul trazendo diversos códigos? Este é o famoso despejo de memória física, muito comum no Windows.

Os problemas podem ser diversos aqui. Pode ser que você não tenha memória suficiente para executar as tarefas que está executando no computador ou então pode ser que o slot de memória da placa mãe, ou o a própria memória estejam danificadas.

Felizmente a memória ram é um dos itens mais baratos de um computador, sendo fácil a troca do mesmo. O usuário pode utilizar o programa Memtest86+. Se ele mostrar algum erro, é necessário determinar exatamente qual pente de memória é a causa. Para fazer isso remova todos os pentes de memória do PC, e instale apenas um no slot primário (Slot 1) na placa-mãe. Se o sistema “der boot” sem problemas e o Memtest86+ não indicar erro, significa que este pente está bom. Desligue o PC, remova-o e repita o processo com os outros pentes até achar o culpado. Aí é só substituí-lo.

Inicialização Lenta

Já notou que conforme você instala os programas, seu computador demora mais para ligar? Isso ocorre por que alguns programas que você instala passam a iniciar junto do Windows, ao ligar o computador. Um famoso exemplo é o Skype, que além de começar a inicializar automaticamente com o Windows após instalado, ainda é pesado. Outros programas que começam a inicializar junto do Windows após instalado são: uTorrent, Atualização do Java, Hamachi, etc…

No entanto, o Windows possui uma opção (bem escondida por sinal) para você decidir qual programa irá inicializar com o Windows. É só seguir os seguintes passo:

  • Clique no menu iniciar —>
  • Digite “msconfig” —>
  • Clique na aba “Inicialização de Programas” —>
  • Desmarque as caixas que dos programas que você não deseja que inicie junto do Windows.

E aí, gostou das dicas? Precisa de algum dos equipamentos descritos acima? Então acesse nossa loja e confira!

The following two tabs change content below.

Vinicius Tarouco

Jornalista, crítico e analista SEO, Vinicius Tarouco é apaixonado por livros, tecnologia e jogos eletrônicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *