Qual é a diferença do monitor LED para LCD?

Atualizado em 04/02/2015 14h00

Quer comprar uma TV, um computador ou notebook, mas não sabe como escolher a melhor tela? Antes de finalizar a sua compra é preciso saber qual a diferença entre os monitores LED e LCD. Veja aqui quais são e, as vantagens e desvantagens.

  LED

tela

Imagem ilustrativa do Google

O monitor LED possui aparência e funcionamentos bem parecidos com o monitor LCD, porém, sua principal distinção está no tipo de lâmpada que é usada no backlight, ou seja, na função do monitor para exibir as imagens. É importante saber que as imagens são geradas da iluminação de diodos de luz, que são as lâmpadas LED.

Então, este monitor não funciona através de lâmpadas na imagem, mas sim por pequenos LEDs que têm cores primárias, fazendo com que a filtragem da tela fique melhor, oferecendo, assim, uma imagem mais pura e nítida, permitindo que a TV continue mantendo contraste e brilho, mesmo que o ambiente não esteja iluminado.

Vantagens da tela de LED

– Não perde brilho por ter o LED, ela não oscila na emissão de luz, pois o brilho mantém em igual, possibilitando uma regulagem de luz precisa.

– As cores são mais puras e vivas devido ao cristal líquido filtrar melhor esse tipo de luz, sua definição é melhor.

– Sem alteração de cores em meio à transmissão pelo fato do brilho não oscilar e suas cores serem bem definidas, não existem mudanças nas cores e nem mudança de cor em uma mesma imagem na transição das cenas.

– Podem ser mais finos, em relação à LCD, alguns monitores chegam a ter 3 centímetros de espessura.

– Economia de energia é até 40% menor se comparado a um LCD.

– Sem mercúrio, não é igual às lâmpadas CCFL que são usadas no monitor de LCD, garantindo assim a não poluição do solo e águas no futuro.

Desvantagem:

– Preço mais alto, embora a economia de energia compense depois, o preço da LED é mais alto se comparado ao monitor LCD.

LCD

Formado por uma tela de cristal líquido, por trás é iluminado pela lâmpada CCFL (fluorescente), emitindo luz branca que ilumina células das cores primárias. Ela transmite imagem translúcida ou pouco opaca e sua tela é dividida em modelos de células correspondendo às cores verde, azul e vermelha.

Imagem ilustrativa do Google

Imagem ilustrativa do Google

Vantagens da tela LCD:

– Perfeita para imagens estáticas, é o caso de jogos de computador mais lento, filmes e leitura com produção de textos mais longos.

– Ótima para salas iluminadas pela sua imagem ser mais opaca, a LCD emite menos luz, diminuindo assim, o efeito da iluminação sobre os olhos.

– Mais barata, o seu preço é inferior ao de monitor LED.

Desvantagens:

– Menos definição de cores por sua imagem ser mais opaca, suas cores são menos reais.

– Imagem translúcida e opaca isso permite menos brilho à imagem.

– Mais grossas por suas lâmpadas serem CCFL, são maiores que o monitor LED.

– Oscilação de brilho já que a emissão de luz da CCFL oscila, seu brilho de imagem não se mantém estável durante sua transmissão.

– Gasta mais energia.

– Uso de mercúrio.

Sendo assim, se você quer mais qualidade a um menor custo-benefício, a melhor opção é o monitor LED. Porém, sempre confira minuciosamente todas as configurações do monitor e quais as suas necessidades ao saber qual é a diferença de monitor LED para LCD. Qual você prefere?

The following two tabs change content below.

Renata Rodrigues

Latest posts by Renata Rodrigues (see all)

Comentário (5)

  • CARLOS JORGE DOS SANTOS CUNHA| 4 de abril de 2017

    Boa noite amiga ! Um feliz esclarecimento tirou totalmente minha duvida obrigado fica com DEUS.

  • João Manhiça| 26 de maio de 2017

    gostei de saber das diferenças

    • Vinicius Tarouco| 26 de maio de 2017

      Obrigado pelo reconhecimento e por sua participação João! Qualquer dúvida seguimos a disposição!

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *