Como funciona um toner?
Renata Rodrigues
Da KasterWeb
Um toner funciona somente nas impressoras a laser, que é uma das tecnologias usadas hoje em dia para impressão no papel. O toner possui uma tinta especial em pó, que é muito diferente do tradicional cartucho de tinta usado nas impressoras jato de tinta.
Como funciona um toner?
Bom, atualmente as fabricantes de impressoras utilizam um pigmento em pó de carbono adicionado de alguns polímetros, como o Estireno Acrilato Copolímero. E o que acontece com esse pó que está carregado positivamente? O toner joga-o sobre o cilindro fotorreceptor que automaticamente cola somente nas áreas do cilindro com carga negativa, isso porque as cargas são opostas, logo se atraem. Com isso, as imagens ganham a camada de tinta, que antes eram eletrostáticas.
foto: netzsch
Por exemplo, quando você coloca a opção imprimir, a impressora puxa o papel da bandeja, isso significa que ele é carregado negativamente, aí, quando o papel passar sob o cilindro fotorreceptor ele vai atrair as partículas do pó, lembrando que os opostos se atraem, o pó está com a carga positiva, assim aquela esteira que o papel passa e o cilindro apresentam a mesma velocidade para quê o pigmento seja injetado da maneira correta. E como o papel não é atraído de volta? Porque ao mesmo tempo que acontece esse processo, o cilindro fotorreceptor é descarregado.
Um outro processo da impressão a laser é o fusor, um pequeno dispositivo que é aquecido em elevadas temperaturas para que as partículas de tinta se fundem com a do papel. Por isso que muitas vezes a folha sai quentinha da impressora e fique tranquilo porque a folha de papel não se queima nesse processo.
Bom, isso é que acontece dentro da impressora quando você clica na opção imprimir! Parece até um processo longo, contando cada detalhe não é mesmo, mas não, isso acontece em frações de segundos!!
Funcionamento da impressora a laser
Bom, para entender melhor, vamos explicar um pouco sobre o funcionamento da impressora a laser. Basicamente ela possui um processador e memória RAM. Por exemplo, você clica na opção imprimir, independente se for imagem ou texto, esse arquivo selecionado é carregado na memória RAM e depois disso que é enviado para o processador. E é nesse processador onde a imagem é analisada e suas cores são definidas, onde fica branco, colorido, em fim, as partes da impressão que precisam ser preenchidas.
A grande parte das impressoras a laser possuem uma frequência de 200 a 300 MHz, se comparada à impressora jato de tinta, ela apresenta um nível bem elevado. É preciso dessa frequência por consequência do grande número de cálculos que a impressora faz.
Ainda tem dúvidas?
Você sabia que a impressora a laser funcionava assim? Comente!!
Renata Rodrigues
Latest posts by Renata Rodrigues (see all)
- Caixa de som multimídia: 3 opções para mudar o ambiente da sua casa - 24 de outubro de 2015
- 3 tipos de roteador wi-fi para usar em casa - 17 de outubro de 2015
- Dia das crianças: 4 jogos de Xbox para presente - 10 de outubro de 2015