Desfragmentar o disco deixa o PC mais rápido?

Quando você adquire um computador, o objetivo é facilitar a vida com seus estudos e trabalho, ou então se divertir com jogos eletrônicos, filmes ou música. Não existe uma real necessidade de entender tecnicamente sobre o computador… isso é, até ele ficar lento (e não se incomodar!).

E, o quê muita gente escuta de outras pessoas que também não entendem muito do assunto é: desfragmente seu computador! Mas será que desfragmentar seu computador realmente deixa ele mais rápido? Continue lendo nosso artigo e descubra como funciona está ferramenta!

Como funciona o desfragmentador de disco?

Toda vez que você instala um programa ou jogo eletrônico, salva algum arquivo no seu computador ou cria uma pasta, o Windows aloca este arquivo em uma determinada região do disco rígido (HD). Quando o usuário começa com o computador novo e passa a instalar novos aplicativos, o computador começa a alocar os arquivos:

No entanto, conforme passa o tempo, você desinstala e remove documentos, programas e jogos, o que ocasiona em espaços vazios onde anteriormente haviam arquivos:

Mas e agora, o que acontece quando você instala algum novo programa/jogo ou cria um arquivo novo? É simples, ele ocupa o espaço vazio. O Windows, para agilizar os processos do sistema operacional e não pesar (ainda mais), não gerencia onde esses arquivos são jogados. Ao invés disso, ele irá começar a preencher esses espaços vazios.

Se anteriormente você liberou arquivos em dois espaços (vamos supor que você removeu o programa de 100 mbs e um jogo de 30mbs). Agora você está para instalar um novo programa de 130mbs. Ao invés de jogar os arquivos em um espaço em branco de 130mbs mbs, o Windows irá dividir os arquivos preenchendo os espaços em branco. Ou seja, dividirá esses 130mbs em 2 partes, da seguinte maneira:

Quando o usuário executar o programa, o Windows terá de procurar em duas seções diferentes os arquivos, ao invés de ler em uma única ordem sucessiva. Pode parecer pequeno, mas ao longo do tempo, com todos os programas, jogos e arquivos que o usuário ir utilizando, o Windows começara a ter que ler mais partes do HD para executar suas tarefas.

Onde entra o desfragmentador de disco nesta história?

O desfragmentador funciona como um organizador automático do Windows. Ao invés de associar os arquivos necessários de um programa ou jogo, ele associa as pastas, fragmentando os arquivos de uma pasta só em um determinado setor do HD, ficando desta forma (representativo):

Assim, toda vez que o Windows tiver que acessar os arquivos de determinados programas, ele so terá que ler o setor com a pasta que possui os arquivos necessários para a execução, consequentemente ficando mais rápido. Se o Windows organizasse por estrutura de arquivos, o Windows teria que procurar todos os arquivos de mesmo tipo (extensão) até saber qual deles utilizar.

Então, é recomendado desfragmentar o disco?

Sim, o usuário não precisa nem ser especialista para realizar tal tarefa, e se estiver com o computador lento, pode recuperar uma boa velocidade após desfragmentar o disco rígido do computador. É interessante realizar está tarefa a cada três meses, se o usuário costuma alocar muitos arquivos ou instalar programas/jogos. Do contrário, a cada ano já está de bom tamanho.

Mesmo desfragmentando o disco continua lento o seu computador? Talvez esteja na hora de adquirir um novo computador! Confira em nossa loja!

The following two tabs change content below.

Kasterweb

Comentário (1)

  • francisco| 1 de agosto de 2018

    otima materia adorei parabens para o cabeça que criou o tutorial

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *