Pen Drive – Como desabilitar “O disco está protegido contra gravação”

O mundo da informática, muitas vezes, atrapalha mais do que ajuda, não é mesmo? Principalmente quando você precisa passar aquela música ou trabalho de faculdade para o Pen Drive e o Windows simplesmente não deixa, com aquela chata (e velha) mensagem: “O disco está protegido contra gravação”.

No entanto, existem alguns simples passos para resolver este problema! Confira a baixo o quê você pode fazer para acabar com o problema de “O disco está protegido contra gravação”

Existem diversas formas de resolver o problema do  “Disco está protegido contra gravação”. Algumas delas são mais simples que outras, porém nem sempre funcionam, já que depende muito do que causou este problema. Algumas vezes pode ser uma simples trava física, antigamente muito comum em Pen Drives e cartões SD. No entanto, além de problemas corriqueiros (tão comum no sistema operacional Windows), por vezes nos deparamos também com vírus e scripts que acabam por bloquear a gravação de arquivos por Pen Drives.

Confira a baixo o que pode causar a mensagem “O disco está protegido contra gravação” e como resolve-los:

1 -> Trava Física

Alguns Pen Drives e cartões SDs possuem uma trava física na qual bloqueia o dispositivo, assim evitando que arquivos novos sejam gravados dentro deles. Mais comuns em modelos antigos, o trava consiste de um pequeno botão com dois lados diferentes, como se um lado fosse “on (ligado)” e outro “off (desligado)”.

Solução:

  • Apenas inverta o botão e verifique se o Pen Drive ou Cartão SD voltou a funcionar

recuperar-um-cartao-micro-SD-lock

2 -> Arquivo se encontra no modo “Somente Leitura”

Como proteção, o Windows pode deixa alguns arquivos e pastas no modo “somente leitura”, na qual o usuário pode visualizar, porém não pode editar ou mover para Pen Drives e cartões SD. O modo para solucionar é simples como a Trava física.

Solução:

  • No arquivo ou pasta que o usuário deseje copiar para o Pen Drive, clique com o botão direito e selecione “Propriedades”,

disco_esta_protegido_contra_gravacao_01

  • Desmarque a opção “Somente Leitura” e clique em “OK”

disco_esta_protegido_contra_gravacao_02

Pronto, agora é só mover o arquivou ou pasta para seu Pen Drive ou Carão SD

3 -> Pen Drive travado no modo “Somente Leitura”

Ao contrário do problema acima, pode ser que o Pen Drive ou Cartão SD que esteja no modo “somente leitura”. O processo para alterar o atributo também é simples, porém um pouco mais trabalhoso.

Solução:

  • Clique no “menu Iniciar” do windows e digite “CMD” -> Em cima do ícone do CMD clique com o botão direito do mouse e logo após clique em “Executar como Administrador”

disco_esta_protegido_contra_gravacao_03

  • Na janela do CMD, digite “diskpart” e pressione a tecla enter -> agora digite “list disk” e pressione enter novamente.

disco_esta_protegido_contra_gravacao_04

  • Nas informações que serão exibidas no CMD, procure pela letra do seu Pen Dirve. Agora digite “select volume X” onde “X” é o número do volume do seu pendrive (no meu caso é o volume 1 “Disk 1”)

disco_esta_protegido_contra_gravacao_05

  • Agora digite “attributes disk clear readonly” e pressione enter

disco_esta_protegido_contra_gravacao_06

Pronto, agora é só digitar “exit”, fechar o CMD e testar o Pen Drive ou Cartão SD.

4 -> Pen Drive está infectado com algum vírus

Existem vírus e malwares que impossibilitam a cópia de arquivos para Pen Drives e Cartões SD também. Diferente do Vírus do atalho no Pen Drive, este requer um antí vírus ou anti malware para remover o mesmo. Caso você não tenha nenhum anti vírus instalado na sua máquina, recomendamos que leia nosso artigo sobre anti vírus gratuito, aqui no Blog da Dataplus.

Solução:

  • Utilize um Anti-Vírus de sua preferência e faça uma varredura em seu Pen Drive.
  • Envie para quarentena ou exclua os arquivos infectados
  • E, se possível, formate seu Pen Drive.

Os problemas mencionados aqui são os m que podem ocorrer nos pendrives e cartões SDs com a mensagem “O disco está protegido contra gravação”

 

The following two tabs change content below.

Vinicius Tarouco

Jornalista, crítico e analista SEO, Vinicius Tarouco é apaixonado por livros, tecnologia e jogos eletrônicos.

Comentário (29)

  • Fabia| 11 de agosto de 2017

    Parabéns pela matéria, me agregou muito

    • Vinicius Tarouco| 14 de agosto de 2017

      Obrigado pelo elogio e por sua participação no Blog Fabia!

      • carlos| 17 de julho de 2018

        Disse que o diskart não pode limpar o q.faço

        • Rudiney Laborão| 19 de julho de 2018

          Bom dia Carlos.
          1. Abra o prompt de comandos (cmd) e digite o comando “DISKPART”. Clique em “Sim” na janela do Controle de Conta de Usuário:
          2. Digite então o comando “LIST DISK” para ver os números dos drives presentes em seu PC, incluindo seu drive USB.
          3. Digite agora o comando “SELECT DISK X” onde X é o número de seu drive USB. No meu exemplo, é o número 5. Verifique a confirmação do DiskPart de que você selecionou o número correto.
          4. Agora Digite o comando “LIST PARTITION”para ver as partições presentes no pendrive. Provavelmente só aparecerá uma partição, de tamanho menor do que a capacidade total do drive.
          5) Digite o comando “SELECT PARTITION 1” para selecionar a partição que apareceu em seu pendrive.
          6) Vamos apagar essa partição. O programa não avisa nem pergunta nada antes de realizar essa operação. Por isso, não se esqueça de fazer backup de quaisquer dados importantes que estejam no pendrive antes de prosseguir. Digite o comando “DELETE PARTITION”. A partição de tamanho pequeno será excluída.
          7) Vamos recriar agora a partição com o tamanho correto (total do pendrive). Digite o comando “CREATE PARTITION PRIMARY” para isso.
          Para conferir se a partição foi criada com sucesso, digite o comando “LIST PARTITION” novamente.
          8) Digite agora “EXIT” para sair do DiskPart. Agora é só formatar o pendrive no Windows, usando o procedimento normal.
          9. Pendrive particionado e formatado com sucesso:

          Abraços

          • LEANDRO| 12 de agosto de 2018

            Meu problema foi igual do Carlos. Fiz igual vc ta falando e parei no passo 6 (Delete Partition), deu o erro (O DiskPart encontrou um erro: A solicitação não pôde ser executada devido a um erro do dispositivo de E/S. Consulte o Log de Eventos do Sistema para obter mais informações.)

          • Rudiney Laborão| 13 de agosto de 2018

            Bom dia Leandro, vamos lá podemos fazer alguns ajustes para consertar este erro.

            1. Verifique cabos e portas
            A primeira medida para resolver o problema é verificar se há mau contato ou defeito no cabo USB do dispositivo ou na entrada do PC. Para descartar qualquer problema de hardware, teste outras portas USB do computador e use novos cabos. Se o Windows continuar mostrando a mensagem de erro, avance para a próxima providência.

            2. Atualize os drivers
            Drivers desatualizados podem provocar conflitos entre o sistema operacional e o componente USB da máquina. Antes de prosseguir para soluções mais específicas, certifique-se de que o Windows está devidamente atualizado, de preferência com o Windows Update habilitado para funcionar automaticamente. Uma alternativa é usar programas de automação para drivers, como o Driver Booster.

            3. Recupere arquivos com um utilitário
            Se a mensagem de erro persistir ao usar um dispositivo de armazenamento no PC, opte por uma solução oferecida por terceiros, como o EaseUS Data Recovery Wizard.

            Passo 1. Conecte o disco, cartão ou pendrive no computador. Abra o EaseUS e, na tela inicial do programa, selecione o aparelho conectado no PC e clique em “Digitalizar” para iniciar a varredura.
            Passo 2. Após alguns minutos de escaneamento, selecione os arquivos identificados e clique em “Recuperar”. Depois, basta escolher uma pasta de destino para obter os dados recuperados da unidade. Em seguida, teste o aparelho mais uma vez para checar se o problema foi eliminado do dispositivo.

            5. Corrija no prompt de comando
            Agora que os arquivos foram recuperados, é recomendável usar a ferramenta nativa do Windows para buscar uma solução para o problema da unidade de armazenamento.

            Passo 1. Conecte o pendrive, cartão ou HD no PC e abra menu iniciar. Busque por “cmd” e abra prompt de comando como administrador.

            Passo 2. Digite o comando “chkdsk /f /r /x” (sem aspas) e inclua, no final, a letra atribuída ao dispositivo de armazenamento conectado, seguida de dois pontos. Caso haja erros em setores do aparelho, o assistente tentará conduzir soluções automáticas.

  • Jonatas| 2 de setembro de 2017

    Perda de tempo, nada disso funcionou.

  • pedro| 2 de abril de 2018

    já tentei tudo e não desabilita

  • Fran| 9 de abril de 2018

    Meu pen drive é um Sandisk 8G e um Kingston 8G. No primeiro, não formata e não exclui os arquivos. No segundo, excluí os arquivos e não consigo formatar mais. Ao tentar formatar, ambos aparecem a mensagem “dispositivo protegido contra gravação”. Já tentei de tudo que encontrei na internet, inclusive em computadores (computador, notbook, netbook) e sistemas operacionais diferentes (windows e linux), e NADA RESOLVEU.

    • Rudiney Laborão| 10 de abril de 2018

      Boa Tarde Fran, Tente este outro método para formação mais complexo…
      – Formatar ele manualmente para o Formato Fat32 pelo DOSS ( /cmd/ )
      – entra em pront de comando do computador com administrador, vai abrir a pagina do crompt , você devera escrever diskpart -> List disk -> procurar a unidade do pendrive, ->Select o disk ou seja o pendrive,-> Clean -> Format Fs=fat32 quick-> Exit.
      Obrigado espero ter ajudado.

  • Rodrigo| 21 de abril de 2018

    Boa Tarde, em primeiro lugar parabéns pelo Blog são dicas muito interessantes.
    Estou com problema em 2 micro SDs 64GB Sandisk Ultra originais, eles funcionaram por pouco mais de 1 ano, e do nada começou a acusar que estava corrompido, tentei formatar e nada coloquei no windows e vejo todos os arquivos, consegui fazer Backup, e nenhum arquivo estava corrompido, ai resolvi tentar formatar pra conseguir usar novamente e não formata, diz que não foi possível concluir a formatação, usei 1 software especifico pra formatar cartão SD e ele diz que esta protegido contra gravação, tentei usar os comandos pelo DOS e sem sucesso, eu apenas consigo ler os arquivos, não consigo gravar nada dentro dele. Alguém já passou por isso? será que tem alguma outra sugestão? já tentei de quase tudo que encontrei na internet e sem sucesso.
    Obrigado a todos.

    • Rudiney Laborão| 24 de abril de 2018

      Bom dia Rodrigo agradecemos o carinho,
      Vamos la!
      Tente este outro método para formação mais complexo…
      – Formatar ele manualmente para o Formato Fat32 pelo DOSS ( /cmd/ )
      – entra em pront de comando do computador com administrador, vai abrir a pagina do crompt , você devera escrever diskpart -> List disk -> procurar a unidade do pendrive, ->Select o disk ou seja o pendrive,-> Clean -> Format Fs=fat32 quick-> Exit.
      Obrigado espero ter ajudado.

  • Carlos Slavov| 24 de abril de 2018

    Boa Noite. Meu pen drive esta configurado com uma linha de comando, tipo disk.inf ou qualquer coisa do tipo. Não funcionou com diskpart, com o regedit, com formatadores low level. Nada consegue tirar esta configuração. Se tiver alguma dica diferente por favor, preciso deste pen drive.

    • Rudiney Laborão| 27 de abril de 2018

      Bom dia Carlos, Tentamos todas as soluções cabíveis provavelmente seu pendrive esta corrompido ou com algum tipo de vírus, aconselho levar em alguma assistência técnica próximo a sua casa.

      • Carlos Slavov| 29 de abril de 2018

        Oi, Rudiney, este pen drive veio com o Windows 10, num pc hp. Ele tem uma linha de comando, do fabricante. Só permite copiar os arquivos e não dá janela para formatação. ACHO QUE A FERRAMENTA IDEAL, ENTÃO É UM ALICATE . Valeu

  • Vilber Uliana| 28 de abril de 2018

    Gostaria de deixar uma dica aqui que, pode não ser infalível, mas que ajuda bastante: ao comprar um pen-drive, antes de gravar qualquer coisa nele, formate-o duas vezes seguidas. Fiz isso no meu kingston de 4gb e ele nunca deu problema em 11 anos de uso.

  • Antonio Carlos Pinto Ramiro| 6 de junho de 2018

    Estou tentando no meu pen drive pelo diskpart. Nada até agora. Entrei no cmd como administrador; comando select disk; clean;clean format …., veio a mensagem Erro do serviço de disco virtual:
    O formato não é permitido no volume atual de inicialização, sistema, arquivo de paginação, despejo de memória ou hibenação.
    Também acho que a melhor coisa para meu pen drive é um bom alicate.

    Abraços,

    Antonio Carlos

  • Jose francisco| 11 de junho de 2018

    Meu windows 7 profissional nao deixa gravar em pen drive. Eu ate leio os arquivos mas nao consigo modifica-los…isso ocorre com todos os pen drives que conecto.. Aparece a seguinte mensagem: ” wrmtgbxv64.exe – erro de protecao contra gravacao…” em outros pcs os pen drive funcionam..

  • ANTONIO| 7 de julho de 2018

    boa tarde, para mim não adiantou em nada, pois o que eu quero é zerar, limpar meu Pendrive, e ele não permite a formatação porque ele informa que “ESTÁ PROTEGIDO POR SENHA”. não tem o botão ON nem OFF. Não me recordo de ter colocado alguma senha neste Pendrive.
    SE PUDER ME AJUDAR, AGRACEÇO.

  • eliete| 31 de julho de 2018

    o meu chega la no finalzinho e diz a seguinte frase: O DiskPart encontrou um erro: A solicitação não pôde ser executada devido a um erro do dispositivo de E/S.
    Consulte o Log de Eventos do Sistema para obter mais informações.

    o que fazer?

    • Rudiney Laborão| 7 de agosto de 2018

      Boa Tarde eliete, podemos seguir alguns passos para solucionar.
      1. Verifique cabos e portas
      A primeira medida para resolver o problema é verificar se há mau contato ou defeito no cabo USB do dispositivo ou na entrada do PC. Para descartar qualquer problema de hardware, teste outras portas USB do computador e use novos cabos. Se o Windows continuar mostrando a mensagem de erro, avance para a próxima providência.

      2. Atualize os drivers
      Drivers desatualizados podem provocar conflitos entre o sistema operacional e o componente USB da máquina. Antes de prosseguir para soluções mais específicas, certifique-se de que o Windows está devidamente atualizado, de preferência com o Windows Update habilitado para funcionar automaticamente. Uma alternativa é usar programas de automação para drivers, como o Driver Booster.

      3. Recupere arquivos com um utilitário
      Se a mensagem de erro persistir ao usar um dispositivo de armazenamento no PC, opte por uma solução oferecida por terceiros, como o EaseUS Data Recovery Wizard.

      Passo 1. Conecte o disco, cartão ou pendrive no computador. Abra o EaseUS e, na tela inicial do programa, selecione o aparelho conectado no PC e clique em “Digitalizar” para iniciar a varredura.
      Passo 2. Após alguns minutos de escaneamento, selecione os arquivos identificados e clique em “Recuperar”. Depois, basta escolher uma pasta de destino para obter os dados recuperados da unidade. Em seguida, teste o aparelho mais uma vez para checar se o problema foi eliminado do dispositivo.

      5. Corrija no prompt de comando
      Agora que os arquivos foram recuperados, é recomendável usar a ferramenta nativa do Windows para buscar uma solução para o problema da unidade de armazenamento.

      Passo 1. Conecte o pendrive, cartão ou HD no PC e abra menu iniciar. Busque por “cmd” e abra prompt de comando como administrador.
      Passo 2. Digite o comando “chkdsk /f /r /x” (sem aspas) e inclua, no final, a letra atribuída ao dispositivo de armazenamento conectado, seguida de dois pontos. Caso haja erros em setores do aparelho, o assistente tentará conduzir soluções automáticas.

  • Jeferson| 7 de agosto de 2018

    Tem como fazer isso sem formatar ? Para pegar arquivos que tem dentro dele ?

  • Igor m| 13 de setembro de 2018

    Muuuito obrigado meu amigo, eu vi varios vídeos usei varias técnicas elaboradas e nada. E então cheguei no seu site e a opção de clicar na pasta e desmarcar a opção “somente leitura” funcionou.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *