A diferença entre resoluções 1080i para 1080p

Uma dúvida comum que as pessoas possuem hoje em dia é sobre a diferença entre as resoluções terminadas em i (480i, 576i  e 1080i) e as terminadas em p (480p, 576p, 720p e 1080p).

Hoje em dia, quando você compra uma televisão ou monitor, temos algumas nomenclaturas, como por exemplo, os termos HDTV e Full HD. O HDTV é terminado em i e é uma forma de vídeo em alta definição contendo 60 quadros, necessitando de dois quadros por segundo para completar uma imagem. Já o Full HD são as resoluções terminadas em p, na qual apresentam geralmente 30 quadros por segundo, porém mostrando uma imagem inteira por quadro (isso para televisão e cinema, geralmente).

Ou seja:

i: Vídeos entrelaçados: não mostrando um quadro inteiro, mas sim, precisando de dois quadros para mostrar uma imagem inteira.

p: Vídeos de Varredura Progressiva: Vídeos que mostram a imagem por completa em um único quadro, porém, na Televisão e no Cinema ainda sofrem com a limitação pela taxa de quadros serem inferior a 60 quadros por segundo (geralmente em 30).

Para entender melhor, olhe uma comparação entre as duas resoluções:

diferenca_entre_resolucoes_1080i_para_1080p

Note que as resoluções terminadas em “i” não estão completas, pois precisam de dois quadros para completar a imagem. Já as “p” apresentam a imagem por inteiro.

1080 representa a quantidade de linhas horizontais de resolução vertical com um formato de tela 16:9 (widescreen), indicando uma resolução horizontal de 1920 pixels (ou seja, um quadro até 1920×1080). A resolução 1080i não resulta em qualidade de imagem de resolução vertical inferior a 1080p, como muita gente pensa. A verdadeira diferença está no número de quadros por segundo (frames) e se os quadros são mostrados inteiros ou parcialmente.

Note que o i representa a palavra entrelaçado (em inglês, interlaced), você nunca vê o quadro inteiro. Para poder enxergar a imagem toda você precisa de dois quadros por segundo. O olho humano não é rápido o suficiente, por isso você percebe a imagem inteira, pois só consegue ver um quadro destes dois que passam na tela. Isso acarreta em muitos problemas, como por exemplo, as imagens borradas, entre outros, como tamanhos diferentes e compatibilidade. Veja um exemplo a baixo:

diferenca_entre_resolucoes_1080i_para_1080p_

Exemplo do quadro corrido nas resoluções em “i” graças ao quadro não estar inteiro.

 

Já o p nos mostra um quadro inteiro. Cada quadro já nos passa a imagem completa para visualização. Mas isso não quer dizer que possua apenas vantagens. No ramo dos jogos eletrônicos, o p já é uma realidade em termos de qualidade. Pois roda jogos em 60 quadros por segundo mostrando uma imagem inteira por quadro, se possuir todo o equipamento apropriado. Mas para filmes, a realidade é outra. A tecnologia da TV somada a do cinema acabam se contrapondo, o que faz com que muitos filmes lançados no Brasil ainda utilizem o quadro inteiro (1080p) porém a 30 quadros por segundo, causando efeitos como o Judder. Veja um exemplo a baixo do efeito:

diferenca_entre_resolucoes_1080i_para_1080p-

Exemplo do efeito Judder nas resoluções em “p” devido a equipamento ou baixa taxa de quadros por segundo.

 

Se você pretende comprar equipamentos de última geração para assistir filmes ou para jogar games eletrônicos, as resoluções p são superiores. Agora, se fora para assistir televisão, a briga fica acirrada, já que as resoluções em i possuem mais quadros por segundo.

The following two tabs change content below.

Vinicius Tarouco

Jornalista, crítico e analista SEO, Vinicius Tarouco é apaixonado por livros, tecnologia e jogos eletrônicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *