Descomplicando as configurações de uma placa de vídeo

O mercado de programas de desenvolvimento 3D, filmes em HD e de jogos eletrônicos tem crescido cade vez mais e, junto deles, os equipamentos com as capacidades necessárias para executa-los. Para quem utiliza um computador de mesa, ou até mesmo um Notebook personalizado para games, sabe o quão rápido esse mercado evolui e o quanto caro ele fica! Mas você entende como funcionam as configurações de uma placa de vídeo?

Quando o usuário leigo vai adquirir uma placa de vídeo, a primeira coisa que pensa em visualizar é o tamanho em Gigabytes que geralmente aparecem bem grande na caixa da placa de vídeo. Por exemplo: GT420 de 2GB. Apesar de importante, não é o principal, se comparado com a velocidade de processamento gráfico e o tamanho de alocação de memória.

Por isso fizemos um resumo dos principais atributos que o usuário deve averiguar na placa de vídeo antes de adquirir uma:

Armazenamento de memória:

A quantidade de armazenamento na memória de uma placa de vídeo tem como objetivo armazenar os gráficos que estão sendo processados, não deixando toda a tarefa para a memória ram, que além de gráficos também deve armazenar informações temporárias dos jogos e programas 3D. Alguns jogos eletrônicos possuem uma quantidade grande de texturas e polígonos durante a exibição do jogo, o que requer memória ainda maior. É um ponto importante para armazenamento, mas não para velocidade de processamento. É medido em Gigabytes (Exemplo: Memória de 4GB)

Core Clock e GPU

É a velocidade e tipo do processamento gráfico. A mensura do clock da placa de vídeo é dado em hertz (Ex: 700Mhz). É um dos principais atributos para os jogos rodarem de maneira suave com gráficos de qualidade.

placa_de_video

O usuário deve ficar atento as configurações de uma placa de vídeo, não adianta gastar uma nota se não vai ser aproveitado ao máximo a placa.

 

Interface de memória e GPU:

É o tamanho de transferência da memória e um dos quesitos mais importantes para uma placa de vídeo. Seus dados são em bits, mostrando sua velocidade e tipo de memória. Exemplo: 128 Bits DDR3. Quanto maior os bits de alocação e maior a tecnologia da memória (DDR4, DDR5, etc…) mais qualidade possui a placa de vídeo.

Barramento e Slot:

A memória ram e o processador possuem um determinado tipo de barramento e tipo de slot para transferir dados pela placa mãe; assim tem também a placa de vídeo. Placas de vídeos para jogos com gráficos avançados é obrigatório o Slot PCI Express 16x de 2.0 ou 3.0.

Saídas e Conexões:

As saídas de vídeo são muito importantes, pois é a partir delas que o usuário poderá conectar o vídeo do seu computador em um monitor\TV. As entradas recomendadas para filmes e jogos eletrônicos são os HDMIs, pois trabalha melhor com as cores. Caso o usuário vá utilizar redes sociais e a área de trabalho do seu computador, o recomendado é o DVI, para corrigir as fontes e os ícones do sistema operacional. Muitos computadores, principalmente aqueles conectados a monitores LCDs mais antigos, podem apresentar visualização ruim quando conectados ao HDMI.

hdmi_dvi

Entrada DVI (esquerda) e entrada HDMI (direita)

 

Tecnologias adicionais: 

Alguns jogos possuem tecnologias complementares não necessárias para rodar, mas que podem dar um grande adicional gráfico ao jogo, como foi o caso do Physx no jogo Batman Arkham Asylum de 2009. Existem também os pixels shader, que necessitam de versões mais robustas, como foi o caso de Prince of Persia quando saiu em 2008. Essas tecnologias evoluem com o tempo e alguns jogos podem necessitar delas para executar com seus gráficos a todo vapor. O usuário deve ficar atento que estas tecnologias podem variar de fabricante para fabricante.

configracao_placa_de_video

Batman e Mafia II utilizaram bastante a tecnologia Physx para trazer alguns detalhes bem reais ao jogo, enquanto que Prince of Persia (2008) utilizou em peso o uso do Pixel Shader.

 

Arquiteturas próprias:

Outro fator importante, que faz muita diferença, mas que se torna um assunto mais complexo, é a arquitetura que cada companhia utiliza em sua placa de vídeo. A Nvdia, por exemplo, utiliza uma tecnologia chamada de Núcleos (Core) CUDA, enquanto que sua contra parte, a AMD, utiliza atualmente o Stream Processor. Por isso é comum ver nas placas Nvidia informações como Cuda Cores: 48, etc…

Agora que você entende um pouco mais de como funcionam as configurações de uma placa de vídeo, será que vale mesmo a pena desembolsar uma nota em uma placa de vídeo cara?

O usuário deve ficar atento e avisado que pouco importa a potência (que quanto melhor, mais caro) se ele não irá utilizar a placa de vídeo ao seu máximo. Se você é o tipo de usuário que assiste filmes em DVD ou Blu Ray, não necessita de uma placa de vídeo tão robusta, apenas o suficiente para rodar os filmes sem travar e com suavidade em alta resolução. O mesmo serve para usuários que utilizam programas 3D, como o Autocad (para engenheiros) ou o Sony Vegas, para quem gosta de editar vídeos. Estes necessitam de placas mais fortes, porém não muito robustas ou avançadas, apenas o suficiente para fazer os programas rodar de maneira suave.

Já para quem gosta de um jogo, tem duas opções: se é um player que se preocupa mais com jogos de boa jogabilidade, e não se importa tanto com gráficos, pode deixar a imagem do game nas configurações média, rodando de maneira suave, sem precisar gastar rios de dinheiro em uma placa de vídeo muito robusta. Agora, se você é um jogador que se importa muito com gráficos e jogos de última geração, então prepare-se para investir um boa nota em uma boa placa de vídeo!

 

The following two tabs change content below.

Vinicius Tarouco

Jornalista, crítico e analista SEO, Vinicius Tarouco é apaixonado por livros, tecnologia e jogos eletrônicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *